O Greenwich Village é também conhecido como West Village ou Village e no século XIX ainda como Washington Square.
O VILLAGE é uma ampla e tradicional área residencial no coração da Cidade, cercada pelo East Village ao leste, o SoHo ao sul e Chelsea ao norte, assim: 14th St.(N), Houston (S), Hudson River (W) e East River (E).
Lá se encontra a New York University, maior universidade particular dos Estados Unidos.
Um reduto de artistas é o bairro boêmio de Manhattan...
O GREENWICH VILLAGE é dividido em East Village e West Village. O lado East é punk, boêmio e mais decadente e o West mais residencial. Quando os americanos se referem ao Village normalmente estarão falando do lado West, que vai da Houston até a 14th St, a oeste da 3rd Avenue.
A região é cheia de antiquários e casas de jazz e a MacDougal Street é uma típica rua do Village.
Quando estiver por lá inicie andando pela Washington Square, no finalzinho da 5ª Ave... Tal qual Jane Fonda e Robert Redford em "Descalços no Parque" - NY É COISA DE CINEMA!
Através do Washington Arch, desenhado pelo arquiteto Stanford White em 1889, admire a Fifth Avenue. No parque existe a mais antiga árvore de New York, um Carvalho que serviu de "forca" muitos anos...
A Washington Square é cercada de edifícios universitários e todas as ruas da parte sul estão cheias de bares e clubes de jazz. Há muitas lojas de artigos naturais e lojinhas interessantes.
A Washington Square é cercada de edifícios universitários e todas as ruas da parte sul estão cheias de bares e clubes de jazz. Há muitas lojas de artigos naturais e lojinhas interessantes.
Muitos dos nossos conhecidíssimos artistas um dia escolheram o charmoso Village para morar: Richard Gere (166, Bank St.), Tom Cruise (25, 5th Ave.), Kathleen Turner (25 E 9th St.), Mikhail Baryshnikov (27 Washington Square North).
No Village foi filmado o famoso seriado “Friends”- NY É COISA DE CINEMA!
Se passar pelo Jack’s não deixe de provar um café - 138 West 10th St. betwn Greenwich Avenue & Waverly Place.
O máximo é o Caffe Reggio, o primeiro dos USA a sevir Cappuccino, que em breve terá um post especial no MoLUskine!
Para compras explore os arredores da 8th St. & Saint Mark’s Place para ver os sapatos e moda de vanguarda, livros e mercado de pulgas.
Ricky’s – 466 6th Ave 11th & 12th streets- ponta de estoque
Observe o Café Vivaldi na 32 Jones St., pois, este foi locação para o filme de Woody ... “Tudo pode dar certo” – NY É COISA DE CINEMA!
No GREENWICH eventos de grande impacto para a cultura americana tiveram seu palco. O local foi berço da “Geração Beat”* e lá ocorreu a Rebelião de “Stonewall”**. No final da década de 60 uma das maiores mobilizações contra a guerra do Vietnã ocorreu nesta região. Ao mesmo tempo em que os hippies se concentravam no local e os americanos lutavam, também se manifetavam pela liberação sexual.
Ultimamente, o Village tem perdido espaço cultural, estudantil e residêncial para novas áreas comerciais, embora ainda seja considerado um ponto histórico da cidade de New York e um de seus locais mais eloquentes. Atualmente, o bairro é sede da mais famosa festa de Halloween do país. O VILLAGE também recebe a parada Gay da Cidade.
As ruas do Greenwich Village são uma mistura de museu e galeria à céu aberto, onde os imigrantes se misturam à agitada cultura local nova-iorquina, ao passo que o grande número de universitários trata de boemizar a vida noturna.
OBS
*** Movimento “Beat" é um termo usado tanto para descrever um grupo de artistas norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos um termo pejorativo). Estes artistas, levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Foram, desta forma, o embrião do movimento hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente. Muitos remanescentes hippies se auto-intitulam beatniks e um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles. Na verdade, a "Beat Generation", tal como os Beatles, o movimento hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "contracultura".
** A Rebelião de Stonewall foi um conjunto de episódios de conflito violento entre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e a polícia de New York que se iniciaram com uma carga policial em 28 de Junho de 1969 e duraram vários dias. Tiveram lugar no bar Stonewall e nas ruas do entorno e é reconhecido como o evento catalisador dos modernos movimentos em defesa dos direitos civis LGBT. Stonewall foi um marco por ter sido a primeira vez que um grande número do público LGBT se juntou para resistir aos maus tratos da polícia para com a sua comunidade, hoje considerado como o evento que deu origem aos movimentos de celebração do orgulho gay.
Vamos curtir mais uma "região"de Manhattan. O GREENWICH VILLAGE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário